sexta-feira, 18 de março de 2011

Vistoria Técnica em Angra dos Reis, RJ

Parecer da vistoria técnica realizada pela diretoria da ABVL, em 17/3/2011, no sítio de voo livre localizado na cidade de Angra dos Reis, RJ.

Foram analisados quesitos, técnicos, de segurança e infra-estrutura local.

ADMINISTRAÇAO DO SÍTIO DE VOO - A decolagem e o pouso são em áreas administradas pela prefeitura municipal de Angra dos Reis. Não existe clube de voo registrado e operante no município.

DECOLAGENS E POUSOS - Existem dois locais para decolagem na cidade de Angra dos Reis. A decolagem do morro das Antenas e uma área utilizada por pilotos locais no morro da caixa d'água.

A decolagem do morro das antenas tem uma altitude de 250 metros, com decolagem para os ventos do quadrante leste. Na frente da decolagem temos a praia da Mombaça, que tem uma área muito estreita de areia, sendo recomendado o voo apenas para a modalidade parapente, devido à pequena faixa de pouso. O pouso da cidade fica na praia do Anil, que é alcançada em condições de ganhos de altura na sustentação do vento (lift) do morro.

O acesso à decolagem é feito parte em estrada calçada e a outra parte em estrada de terra em bom terreno, com acesso para qualquer veículo de passeio.

A decolagem do morro da caixa d'água tem uma altitude de 250 metros, com decolagens para os ventos do quadrante sudoeste/sul, porém o acesso à decolagem é através de uma trilha, em caminhada de 15 a 20 minutos. O pouso é na praia do Anil, no centro da cidade, e também recomendado o voo apenas para a modalidade parapente.
 
Uma opção de decolagem, no alto do morro do centro da cidade, onde está localizado um painél, parece ser um local com decolagens para todos os quadrantes de vento e com um desnível de aproximadamente 450 metros, porém não existe estrada de acesso ao local, precisando que seja feita uma visita in loco para uma melhor avaliação.

Área de vôo urbana, com poucas opções de pouso e necessária experiência do piloto, no mínimo nível 3.

INFRA-ESTRUTURA LOCAL - Angra dos Reis é uma cidade turística, de esportes náuticos, veranistas, com toda a infra-estrutura de hotéis, restaurantes e opções de lazer.

Associação Brasileira de Voo Livre

Jorge Leucht "Junior Termal"                                                                                                                                                                                                              Coord. técnica parapente

Haroldo Castro Neves                                                                                                                                                                                                                                                      Vice-presidente ABVL

Marcelo Almeida                                                                                                                                                                                                                                     Presidente ABVL

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário