segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vistoria Técnica em Sto Antonio do Rio Grande - Bocaina de Minas, MG


Vistoria Técnica no sítio de voo livre de Bocaina de Minas, MG
Segue o parecer da vistoria técnica realizada no sítio de voo livre localizado no distrito de Santo Antônio do Rio Grande, município de Bocaina de Minas, MG, nos dias 5 e 6/2/2011.


Foram analisados quesitos, técnicos, de segurança e infra-estrutura local.


ADMINISTRAÇAO DO SÍTIO DE VOO - As decolagens e pousos são em áreas particulares , autorizadas pelos proprietários e administradas pelo Jefferson, da Akakor Adventure, com o apoio técnico do Clube Rio Sul de Voo Livre e da prefeitura municipal de Bocaina de Minas.
Todos que quiserem voar em Bocaina de Minas deverão antecipadamente procurar o Jefferson (tels. 32-32944066/24-9832-5779, email: akakor2003@yahoo.com.br ) para agendar, conhecer as normas do voo local, comprovar a habilitação de piloto e assinar um termo de responsabilidade. O Jefferson está trabalhando também na estruturação de um condomínio para voadores, em um local muito bem posicionado, no alto de um morro no centro do vale, entre Santo Antônio e o pouso oficial e com vista para as duas decolagens.



DECOLAGENS E POUSOS - Existem dois locais para decolagem, a rampa norte e a sul. A rampa norte é uma segunda alternativa e serve para os dias em que o vento está bem definido nesta direção, porque tem um acesso mais rápido e estrada em boas condições permitindo o acesso de qualquer veículo, porém com um desnível menor para o pouso, de apenas 370 metros. O pouso logo embaixo no pé-do morro é seguro e comprido.
A melhor opção é a decolagem sul, que na verdade tem possibilidades de decolagem com ventos de praticamente todos os quadrantes. É uma área muito extensa com várias opções de decolagens e muito espaço para montagem de equipamentos. A rampa está a 1740 m. e possui um desnível para o pouso de 530 m. para o pouso oficial, que é em um aeródromo gramado de 1.200 m., mas tem também outras áreas de pouso na região.


A REGIÃO - A região é montanhosa, com duas serras acompanhando o vale do rio Grande, que é bem largo e com muitas áreas de pouso em toda a sua área, não oferecendo risco de falta de pouso no vale do rio Grande. Para voos de XC a região ainda vai ser bem explorada e novas rotas deverão ser desbravadas a partir de Santo Antônio do Rio Grande.


O ACESSO - Para a rampa norte qualquer veículo de passeio sobe sem problemas mas para a rampa sul, devido às últimas chuvas, as pedras rolaram, a terra foi levada e estrada ficou que é só cascalho, sendo necessário um veículo tracionado ou um veículo de passeio robusto e com tração traseira (fusca e similares). Como é uma estrada que liga dois municípios, após o período de chuvas a promessa é que ela será novamente reformada.


INFRA-ESTRUTURA LOCAL - As estradas são de terra ao longo do vale do rio Grande, mas todas estão em bom estado. Celulares não pegam na região, sendo necessário um planejamento prévio de voo e um resgate via rádio. O distrito de Santo Antônio do Rio Grande possui boas opções de hospedagem e alimentação, com várias opções de lazer, banhos de cachoeira e uma magia especial que cativa os visitantes. O distrito não possui posto de gasolina, sendo recomendável chegar ao local com o tanque cheio para não ter que retornar até Bocaina de Minas, que fica 18 km distante.


PARECER:
O município de Bocaina de Minas, MG, tem em seu distrito de Santo Antônio do Rio Grande um local apropriado e seguro para a prática do voo livre e respectivas competições esportivas, nas duas modalidades, asa-delta e parapente. O sítio de voo está bem administrado pela Akakor Aventure e Clube Rio Sul de Voo Livre, necessitando prioritariamente de melhorias na estrada de acesso à decolagem.


Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2011.
Haroldo Castro Neves
Associação Brasileira de Voo Livre - ABVL
Vice-presidente / Coordenação Técnica
Instituto Decolar Aerodesportivo
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário