Vistoria Técnica no município de Terra Rica, PR
Segue o parecer da vistoria técnica realizada pela Associação Brasileira de Voo Livre, no município de Terra Rica, PR, nos dias 10 e 11/11/2011.
Foram analisados os seguintes quesitos: técnicos, de segurança e infra-estrutura local.
ADMINISTRAÇÃO DO SÍTIO DE VOO – Não existe no município um clube de voo livre e a área de decolagem, situada nos 3 Morrinhos é administrada pela prefeitura, que tem a intenção de reativar a prática esportiva do voo livre no município para incrementar o turismo receptivo e a prática esportiva junto à natureza.
Inclusive na subida para a decolagem de 3 Morrinhos, em Terra Rica, já existe um imóvel da prefeitura, todo novo, pronto e aguardando para ser explorado como Portal Turístico, sede para informações do voo livre no município, utilização pelos pilotos, visitantes e para a realização de futuros eventos culturais e esportivos.
DECOLAGEM E POUSOS – A decolagem de 3 Morrinhos é no topo do morrote arredondado, com decolagens para todos os quadrantes de vento, necessitando alguma intervenção no local para aumentar a área de montagem de equipamentos e retirada de arbustos de toda a área de decolagem natural, que pode ser utilizada para todos o quadrantes, e reforma das rampas de madeira existentes, uma para o quadrante nordeste e outra para o quadrante noroeste.
Sinalização para a área de estacionamento junto às antenas existentes e capina dos arbustos ao longo da área do topo para o aumento da área de decolagem e possibilidade de maior número de decolagens simultâneas.
Segundo foi apurado, o voo livre em 3 morrinhos, teve a sua rampa de voo livre inaugurada em 1981 com um grupo de pilotos do Rio presentes nesta inauguração. Na época, a vegetação era rasteira e sem antenas no topo do morro e toda a área era livre para decolagem.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS - Coordenadas: S 22°46'968 ; W 52°39'014 , altitude: 640m., com desnível em torno de 250 metros
Grande potencial de térmicas, sendo o 3 Morrinhos um coletor de térmicas da planície, com decolagens para todos os quadrantes, e em volta, tudo é área de pouso, inclusive Sem restrição de pousos em toda a região.
O acesso é calçado, com possibilidades de acesso rápido para qualquer veículo.
A subida fica a 4 km da cidade.
A REGIÃO - A região é plana, com grande potencial de térmicas; grandes arados, pastos e plantações; e muito propícia para prática esportiva do voo livre. Muitas opções de rotas de voo, com fartura de áreas de pouso, estradas boas para o resgate dos pilotos e sinal de celular em toda a região.
INFRA-ESTRUTURA LOCAL - A cidade de Terra Rica fica situada no noroeste do Estado do Paraná, com estradas asfaltadas para todas as direções. Telefones celulares têm sinal em toda a região, não havendo problemas de comunicação com o resgate. A cidade possui uma rede hoteleira satisfatória, com um balneário, cachoeiras e opções de lazer. Fica situada a 100 km de Maringá, cidade com toda estrutura, inclusive aeroporto com voos nacionais.
PARECER - Terra Rica, PR, tem um grande potencial para a prática do voo livre e recomendamos que a prefeitura planeje investimentos para a reativação do voo livre no município, através de melhorias na área decolagem, investimento no Portal Turístico , situado na entrada para 3 Morrinhos e na realização de competições esportivas, nas duas modalidades, asa-delta e parapente, conforme sugestão dada na oportunidade do encontro, investindo inicialmente em uma competição de longo período, do tipo XC (distância livre) e finalizando com um torneio, para a divulgação da reativação do sítio de voo de Terra Rica.
Terra Rica, 12 de novembro de 2011.
Haroldo Castro Neves
ABVL / Instituto Decolar
O lugar parece lindo... Meus votos são no sentido de que cada vez mais locais como este florescam e sejam abundantememte frequentados pelos pilotos de asa e glider.
ResponderExcluirBom trabalho e bons voos, Haroldo.
Vc é mesmo incansável...
Romeo