Segue o parecer da vistoria técnica realizada pela Associação Brasileira de Voo Livre, no município de Caldas, MG, no dia 17/9/2011, a convite da prefeitura.
Foram analisados os seguintes quesitos: técnicos, de segurança e infra-estrutura local.
ADMINISTRAÇÃO DO SÍTIO DE VOO – Foram visitadas 3 áreas de decolagem, sendo que uma delas já é utilizada por pilotos locais. Não existe no município um clube de voo livre e é de interesse da prefeitura de Caldas administrar a prática esportiva do voo livre no município para incrementar o turismo receptivo e a prática esportiva junto à natureza.
As áreas de decolagens e pousos visitadas são em áreas particulares, sendo necessário que a prefeitura consiga as devidas autorizações dos proprietários para a utilização pelos pilotos, visitantes e para a realização de futuros eventos esportivos.
DECOLAGENS E POUSOS – Foram visitadas 3 (três) áreas de decolagem: i) No alto da Pedra Branca, onde temos duas decolagens bem próximas, para lados opostos; ii) no morro das antenas, em frente ao centro da cidade; iii) e a decolagem já utilizada por pilotos locais, na pedra do Coração. Áreas de pousos existem próximas a todas as decolagens, com uma pequena restrição de pousos na área do vale da Pedra Branca (face oeste). As áreas de pouso se encontram em uma altitude em torno de 1.150m.
i)Área de decolagem do Alto da Pedra Branca: A estrada chega até 1 km antes da decolagem, e após certo ponto existe uma estrada antiga, sem muita inclinação,que pode ser facilmente recuperada, possibilitando o acesso de qualquer veículo até as áreas de decolagem existentes.
A decolagem leste da Pedra Branca está praticamente pronta. É um topo de morrote arredondado, com decolagens do quadrante sul ao quadrante norte, não necessitando de grandes intervenções no local. Coordenadas: S 21 58.044 ; W 46 22.156 , altitude: 1590m., com desnível em torno de 500 metros
A decolagem oeste da Pedra Branca se encontra 200 metros após a decolagem leste, necessitando de pequena intervenção na retirada de algumas pedras, arbustos e vegetação rasteira para a limpeza da área de decolagem. Coordenadas: S 21 58.110 ; W 46 22.218 , altitude: 1600m.
Grande potencial de térmicas, bom desnível, decolagens para todos os quadrantes e áreas de pouso próximas.
ii) Área de decolagem no morro das Antenas: É bem próxima à cidade e o acesso é calçado até o topo, possibilitando a subida de qualquer veículo. Existe uma grande área atrás da antenas que pode ser explorada como uma grande área de lazer e parque municipal. A área de decolagem é formada por pedras e necessita de um aterro para acertar o nivelamento e inclinação necessários para uma decolagem segura. Extensa área para abertura e check de equipamentos. A restrição é uma fiação que desce à esquerda da decolagem, necessitando ser sinalizada, com bolas laranjas, pela concessionária de energia elétrica, ou possível deslocamento do local. A fiação não atrapalha a decolagem mas impede a curva para a esquerda podendo causar acidentes em voo. Coordenadas: S 21 55.947 ; W 46 24.013 , altitude: 1480m., com desnível em torno de 350 metros e decolagens para os quadrantes leste/nordeste e norte.
iii) Área de decolagem da pedra do Coração: A subida é pelo mesmo acesso que se vai ao morro da antena e no meio da subida existe uma área de fazenda que serve de estacionamento para os veículos dos pilotos, e após este ponto é necessário fazer uma caminhada em torno de 500 metros pela área de fazenda para chegar à decolagem, onde existe uma biruta de vento e é o local utilizado para a prática do vôo livre. A decolagem para o vento leste é sobre a pedra do coração, em frente à igrejinha existente e permite a decolagem de apenas um equipamento por vez, sem possibilidade de erros porque a inclinação da pedra termina em um precipício. A decolagem para os ventos nordeste e norte, atualmente utilizada pelos pilotos locais, é ao lado da igrejinha, em área de pasto, formando uma pequena bacia e necessitando um aterro para acertar o nivelamento e inclinação necessários, além de uma pequena intervenção para a retirada de arbustos e vegetação rasteira existente à frente da decolagem e que comprometem a segurança na decolagem. Se faz necessário uma intervenção para criar uma estrada que chegue até a área de decolagem. Coordenadas: Decolagem Leste, S 21 55.957 ; W 46 23.655, altitude: 1.372m. ,com desnível em torno de 240 metros. Coordenadas Decolagem Nordeste / Norte , S 21 55.932 ; W 46 23.695, altitude: 1.370m.
Áreas de pouso: Diversas áreas para chapadas e arados e pastos planos, em altitude variável entre 1.110 e 1.160 metros. Pouso Pedra do Coração: S 21 55 14.80 ; W 46 22 31.16 e Pouso Pedra Branca: S 21 57 47.27 ; W 46 20 33.40
A REGIÃO : A região é montanhosa, com grande potencial para prática esportiva do voo livre e com muitas opções de rotas de voo, com muitas áreas de pouso e sempre com estradas boas para o resgate dos pilotos.
INFRA-ESTRUTURA LOCAL : A cidade de Caldas fica bem situada no sul do Estado de Minas Gerais, com estradas asfaltadas para todas as direções. Telefones celulares têm sinal em toda a região, não havendo problemas de comunicação com o resgate. A cidade possui uma rede hoteleira satisfatória, com um balneário no bairro de Pocinhos do Rio Verde e várias cachoeiras e opções de lazer.
PARECER: O município de Caldas, MG, tem um grande potencial para a prática do voo livre e recomendamos que a prefeitura planeje investimentos em um local apropriado e seguro para as decolagens, no dia-a-dia de pilotos visitantes, e para competições esportivas, nas duas modalidades, asa-delta e parapente. Sugerimos prioritariamente investimento na área da pedra Branca, onde necessita de reforma na estrada de acesso à decolagem. A área do morro da antena requer um investimento para o aterro da área de decolagem e retirada da fiação existente, mas seria um bom investimento porque poderia agregar valores ao espaço, através da criação de um parque municipal na área do morro das antenas, além da visibilidade da prática esportiva do voo livre da cidade de Caldas. A área de decolagem na pedra do Coração deve ser mantida por ser a área já utilizada pelos pilotos locais e melhorias podem ser feitas no espaço visando a segurança dos pilotos na decolagem, sendo uma área para voos de lazer, em vento determinado, mas não recomendada para competições esportivas e voo duplo.
Caldas, 18 de setembro de 2011.
Haroldo Castro Neves
ABVL / Instituto Decolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário